Mais uma obra entregue: ampliação e reforma da Escola Profª Eliziani Citadin Marques

A Escola Básica Municipal Professora Eliziani Citadin Marques, localizada no Bairro Leão em Praia Grande, foi reformada com um investimento total de R$ 386.295,27, sendo R$ 286.295,27 de recursos próprios da prefeitura e R$ 100 mil de emenda parlamentar realizada através do Deputado Estadual, Ricardo Alba.

A escola atende cerca de 200 alunos no Bairro Leão e foi contemplada com obras em três salas de aula, uma sala de informática, uma sala de professores, uma lavanderia, uma sala de educação física, uma cozinha ampliada, uma sala de secretaria, melhorias na quadra poliesportiva, uma sala de direção, dois banheiros e o tão sonhado parquinho. A comunidade escolar recebe uma escola mais moderna, equipada e pronta para atender todas as necessidades dos alunos.

Na manhã desta sexta-feira, 18 de novembro, a Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Educação, realizou o ato de entrega das melhorias.

Para a secretária de educação Zeza Daros, as coisas acontecem melhor quando são realizadas em grupo, com diversas formas de pensamento. “Muitas pessoas, prefeitos, secretários, vereadores, se empenharam para dar condições a esse bairro tão grande, o maior do município, oferecendo uma casa de ensino. Tiro meu chapéu ao prefeito Fanica, ninguém trabalha sozinho, precisamos de equipe, que sempre conversa e chega a um denominador comum”.

“Sonhos são para serem sonhados e realizados. Quando aqui cheguei e fui convidada a ser diretora desta escola, eu tinha um sonho e hoje posso dizer que grande parte dele se realizou. A reforma da escola, uma cozinha maior e o nosso tão sonhado parquinho”, relatou a diretora da escola, Gerusa Albino.

O prefeito em seu discurso garantiu disponibilizar todo material escolar para os alunos das escolas municipais. “Nenhum aluno vai precisar comprar material escolar no ano que vem de arrancada, vamos proporcionar a cada aluno da rede municipal um kit escolar”, confirma Fanica.

“Meu agradecimento ao Deputado, Ricardo Alba, também ao vice-prefeito, Rodrigo Mariani, e secretária de Educação, Zeza Daros, por todo trabalho, dedicação e carinho com o nosso município, procuramos sempre fazer o melhor por nossos moradores e sem vocês nada seria possível, obrigado pela parceira de sempre, contem comigo para o que precisarem”, finaliza o chefe do Executivo.

Estavam presentes no ato de entrega das melhorias da Escola Profª Eliziani Citadin Marques, o prefeito, Elizandro Machado, vice-prefeito, Rodrigo Mariani, secretários de Educação, Assistência Social, Cultura e Administração, Elza Daros (Zeza), Tatiani Homem, Kauê Bellettini e Filipe Moraes, respectivamente. Também compareceram o presidente da Câmara de Vereadores, Nereu Cristóvão, e os vereadores, Antenor Colares Gomes (Loro), Luiz Aurélio Santos da Silva, Hélio Roque Speck e Altemir Bortolin de Jesus (Nego).

QUADRA POLIESPORTIVA

A escola também recebeu a adequação da quadra poliesportiva, com instalação de piso modular e compra de equipamentos esportivos para prática de atletismo, futsal e basquete.

Além do valor da ampliação, a nova quadra recebeu investimentos de R$ 155.635,59 da Fundação Catarinense de Esporte do Governo de Santa Catarina (Fesporte), executado pela prefeitura de Praia Grande.

“É pensando em vocês, em cada aluno que vem aqui estudar, que procuramos sempre dar uma melhor oportunidade para se sentirem bem, em um ambiente acolhedor. Agora temos essa nova quadra para vocês praticarem os esportes”, enfatizou o prefeito Elisandro Machado (Fanica).

PROFESSORA ELIZIANI CITADIN MARQUES E SUA HISTÓRIA

Eliziani Citadin Marques, filha de José Marques e Evonir Citadin Marques, nasceu as 10 horas do dia 22 de abril de 1975, no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Praia Grande.

Moradora da cidade, onde cresceu e passou toda sua juventude, estudou no Bulcão Viana. Fez faculdade/magistério, se formando professora, concluindo seus estudos com pós graduação em Educação infantil e Séries Iniciais.

Sempre muito dedicada, atenciosa e responsável, a professora Eliziani lecionou na prefeitura de Praia Grande desde 1989, se tornando efetiva no município em 1994.

Na escola Dr. Tancredo de Almeida Neves começou a trabalhar em 1992, sendo lotada definitivamente nesta escola no ano de 1998.

Como professora sempre se dedicou ao seu trabalho da melhor forma possível. Ela era exigente, pontual, responsável. Sempre buscou o melhor para seus alunos pra que aprendessem e se desenvolvessem.

Carinhosamente chamada de Neca, gostava de participar das confraternizações com os professores e adorava fazer rosquinhas para o café.

Infelizmente, no dia 25 de novembro de 2004, após um acidente de trânsito na BR-101, a mesma, partiu para a casa do Pai Celestial. Deixando familiares e amigos muito tristes com sua partida tão repentina aos 29 anos de idade.

Após tantos anos de sua partida, a comunidade escolar Tancredo de Almeida Neves sentiu necessidade de homenagear a grande profissional e pessoa que Eliziani representou a esta instituição, substituindo o nome da escola Tancredo de Almeida Neves, por seu nome. Como reconhecimento e gratidão, pelo seu trabalho na instituição.

Desta forma, a escola passa se chamar Escola Básica Municipal Profª Eliziani Citadin Marques, em sua homenagem.