Pecuária de Praia Grande agora conta com inseminação artificial gratuita

Mais uma grande conquista para a pecuária de Praia Grande! A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio implementou em seu atendimento o serviço de inseminação artificial em bovinos. O programa vai ofertar até 30 inseminações mensais de forma gratuita aos agricultores familiares, visando incentivar o melhoramento genético da pecuária do Município.

Entre os benefícios da inseminação artificial estão a promoção da eficiência da criação, sendo possível detectar precocemente touros inferiores e garantir uma melhor eficiência do rebanho, além de aumentar a taxa de concepção.

Segundo o Prefeito Elisandro (Fanica), esse programa é a concretização de um compromisso assumido de valorizar os pequenos agricultores do Município, sendo um dos pilares da economia de Praia Grande na geração de emprego e renda.

O Secretário de Agricultura Celso da Silva Pereira Júnior, explica a importância da inseminação que “serve para melhoria da genética do plantel, considerando que a pesquisa aperfeiçoa e seleciona as melhores características genéticas por meio do cruzamento entre as diversas raças existentes, conseguindo ganhos em rusticidade, resistência a doenças e parasitas, desempenho, eficiência energética, qualidade de carne e leite, entre outros”.

O anúncio foi feito na quarta-feira (22/06) pelo Prefeito e Secretário, ao lado do prestador de serviço Sr. Alam Silene da Silva, profissional capacitado pela Emater/RS, qualificado para a inseminação artificial e melhoramento genético e com experiência de 11 anos de trabalho.

Os agendamentos podem ser feitos na Secretaria de Agricultura ou pelo telefone: (48) 99165-0148 (Alam).