Lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Praia Grande

Na noite desta terça-feira (28/06), no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (CEPRAG), aconteceu o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da cidade. Praia Grande, com os seus 10 mil habitantes, foi sede do encerramento da primeira etapa do projeto de desenvolvimento que está sendo realizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/SC) e Associação dos Municípios do Extremos Sul Catarinense (AMESC).

 

Capital Catarinense dos Canyons, Praia Grande é a porta de entrada para os Aparados da Serra, faz divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, pelos municípios de Mampituba e Cambará do Sul. Em solo catarinense faz limite com São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.

 

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, comentou do privilégio de percorrer todos os municípios da AMESC. “Estamos tendo o privilégio de conhecer todos os cantos dessa região maravilhosa. O Plano nos oportuniza conhecer as especificidades de cada município e entender seus potenciais. Nas 15 cidades que passamos, observamos a probabilidade do desenvolvimento de novas vertentes econômicas, então eu vejo essa região como um grande potencial”, pontuou.

 

“O engajamento da UNESC é tirar todas as ideias do papel e torná-las realidade. A Universidade se sente acolhida por essa região e como comunitária temos este compromisso de transformar este território. Privilégio e gratidão pela oportunidade de estar aqui é esse o sentimento no final desta etapa”, finalizou a pró-reitora Gisele Coelho.

 

Com sua economia sustentada pela agricultura, através do cultivo de arroz e banana, hoje Praia Grande desponta como um promissor polo de turismo ecológico devido à sua posição geográfica. Agora, surgem novas oportunidades devido à criação do Geoparque que abrange Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

 

O integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Douglas Leffa Pirola, explicou aos presentes no evento a metodologia a ser utilizada na confecção do Plano, através da consulta pública e, depois, pelo encontro virtual a ser realizado através do Google Meet no início do mês de julho.

 

Com a força e apoio da população, o Prefeito Elisandro Pereira Machado (Fanica), pretende construir um desenvolvimento equilibrado para os próximos 10 anos. “Ficamos muito felizes de estarmos com a UNESC e com o SEBRAE participando do Plano de Desenvolvimento. É gratificante trabalhar com este corpo técnico da UNESC muito bem preparado e que vem ajudando a desenvolver toda a nossa Região Sul e vai auxiliar na elaboração de um grande Plano para o nosso progresso nos próximos anos. Agradeço a magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta e também a pró-reitora Gisele Coelho, por estarem colaborando e nos ajudando com esta ação”, agradeceu.

 

“Agradecimento à UNESC e ao SEBRAE por esse magnífico trabalho que estão realizando para toda região do Vale do Araranguá. Agora, cada um de nós vai saber do seu potencial. Praia Grande é um exemplo de turismo que nós temos que seguir. Grande parte das nossas cidades tem as encostas da Serra e isto tem que ser melhor aproveitado”, ressaltou o presidente da AMESC e prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava.

 

Matéria: Décio Batista – AGECOM/UNESC

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura