Região de Ciclones

A região Sul do Brasil nas últimas décadas ganhou uma certa notoriedade curiosa. O fato é que geograficamente passou a ser rota das formações de ciclones. Os ciclones se formam no mar e chegam a proporcionar, da costa para o interior do continente, ventos que ultrapassam os 120km por hora. Esses ventos fortes, geralmente, causam muita destruição, não só derrubando casas, mas também causando danos a agricultura. Nas últimas décadas, o ciclone mais forte da região foi registrado em março de 2004 e ficou conhecido como “Furacão Catarina”. Especialmente, esse acontecimento foi um divisor de águas na interpretação desses fortes ventos. Sem o conhecimento que se tem hoje com a ajuda dos satélites, em décadas anteriores, os moradores chamavam esses ventos de “vento sul” e “minuano”. Hoje, sabe-se que se trata de ciclones subtropicais. Entre os muitos registrados nas últimas décadas, em 1983, um forte ciclone passou por Praia Grande, causando uma destruição pouco antes vista. As comunidades de Cachoeira, Cachoeira de Baixo, Zona Nova, Vista Alegre e Sanga da Ripa foram fortemente atingidas, tendo casas, galpões, estufas de fumo e escolas sendo parcialmente ou totalmente destruídas pelas rajadas de ventos. A memória desse acontecimento ainda está muito viva em muitos moradores de Praia Grande, se você ainda se lembra desse dia, deixe seu comentário.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.

Fotos: Acervo Secretaria Municipal de Cultura.