Praia Grande estuda a implantação do Voucher Único para o turismo no município

A Prefeitura de Praia Grande dá os primeiros passos para a implantação do sistema de Voucher Único para turistas. O executivo municipal, através da Secretaria de Turismo, promoveu uma palestra sobre o assunto com a Secretária de Turismo de Bonito (MS), Juliane Salvadori. A turismóloga apresentou todas as vantagens e detalhes sobre o funcionamento da estratégia adotada pelo município, na noite de segunda-feira (8), no auditório da prefeitura, que lotou de empresários do setor.

Segundo a secretária, o sistema permite a profissionalização do Turismo, pois em Bonito, nenhum passeio pode ser realizado sem o voucher. Nele está especificado o horário do passeio, o número de vagas e o guia de turismo responsável. Além disso, hoje é um documento fiscal municipal. Também inclui controle online e, uma vez emitido, todos os atores do trade (guias, atrativos, transporte e etc.) ficam cientes e se tornam responsáveis pelo controle de satisfação do visitante. O voucher só pode ser emitido por uma agência local credenciada.

Ao decorrer dos anos, o voucher sempre tem alterações positivas, como a disponibilidade no celular em QR Code, eliminando a necessidade de impressão e promovendo a sustentabilidade, que é um dos destaques de Bonito. “Temos em comum com Praia Grande o ecoturismo, mas cada local tem suas particularidades. Vocês podem adaptar conforme a realidade daqui”, salientou Juliane.

O prefeito, Elisandro Machado (Fanica), explica que Praia Grande está estudando a melhor forma de implantar o Voucher Único. Mas, antes, é necessário promover muitos debates junto ao trade turístico para que seja um sistema que beneficie tanto o visitante, quanto os empresários do setor.

Observatório de Turismo

O sistema de Voucher Único gera análise de dados a partir das informações cadastradas diariamente, abastecendo o Observatório de Turismo. É possível acessar informações detalhadas como o local de origem do turista, dias da semana com mais visitação, ticket médio, alta e baixa temporadas; quais segmentos, passeios e atividades mais procurados, entre outros. “Temos 36 passeios e mais de 50 atividades. Com esses dados conseguimos fazer uma gestão do Turismo muito mais eficiente, identificando os espaços em que podemos atuar e aprimorar”, explica a palestrante.