Praia Grande recebe em setembro um evento Internacional de Canionismo

Em menos de 30 dias Praia Grande estará recebendo o RIC 2022 Brasil – Encontro Internacional de Canionismo. Este evento esportivo, que já tem 14 países confirmados, vai ocorrer de 16 a 25 de setembro e prevê cerca de 200 participantes, além dos seus convidados, circulando por mais de 10 dias na região.

A Capital dos Canyons é a sede oficial do encontro, através da Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Praia-Grandense de Canionismo (APKanion), que formam a comissão organizadora do RIC.

O canionismo, é um esporte que consiste na travessia de canyons utilizando o percurso do rio e técnicas como o rapel de cachoeira para transpor os obstáculos em segurança. O encontro é realizado desde 2003 em vários países do mundo, atraindo adeptos, simpatizantes e curiosos para conhecer mais sobre esta atividade.

De acordo com o Prefeito Fanica, este importante evento foi um compromisso que sua gestão assumiu e forneceu as condições necessárias para que ele fosse realizado em Praia Grande, pois é um evento internacional que promove uma das atividades com grande potencial de público especializado em Turismo de Natureza, que é o mote do Município.

Fanica complementa falando sobre um dos legados do evento, que é a programação da comissão organizadora voltada para a rede escolar, comunidade local e visitantes, com temáticas ligadas à vida ao ar livre e cuidados com a natureza, oferecendo palestras, exposições, oficinas e saídas de campo em parceria com a APCE (Associação Praia-Grandense de Condutores para Ecoturismo).

Segundo o Secretário de Turismo Jorge Scandolara Jr., nas próximas semanas a programação completa estará sendo disponibilizada, mas já reforça o convite para que todos prestigiem este evento que será um marco para a Capital dos Canyons trazendo desenvolvimento social e econômico para o Território do Geoparque Mundial da UNESCO – Caminhos dos Cânions do Sul.