Prefeitura apresenta planejamento do turismo de Praia Grande para os próximos anos

A Secretaria de Turismo de Praia Grande apresentou a primeira versão do Plano Municipal de Desenvolvimento Estratégico do Turismo 2024/2026 ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), na noite dessa quarta-feira (18), na CDL. O documento apresenta o diagnóstico e prognóstico da atividade turística no município, dando um retrato da atual situação do setor na Capital dos Canyons. Também propõe ações conjuntas para estar em conformidade com o Ministério do Turismo. O Plano foi montado por iniciativa da Secretaria de Turismo, com apoio do Comtur.

Para o prefeito Elisandro Machado (Fanica), a construção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Turismo é mais um importante passo para oferecer serviços de qualidade com segurança, infraestrutura adequada e posicionamento assertivo como destino turístico. “É fundamental para seguir criando emprego, renda e também oferecendo qualidade de vida aos moradores”, pontuou o prefeito. Já o secretário de Turismo, Célio Patrício, destacou a ação como norteadora para o posicionamento estratégico do município que, juntamente com o programa Empresa Legal, visa o ordenamento e a qualificação do turismo em Praia Grande.

Agora os conselheiros têm até a próxima reunião do Comtur para avaliarem o documento e fazerem suas considerações e devolver à Secretaria. Após, o Plano de Desenvolvimento Estratégico de Turismo vai ser encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação.

Também participaram da reunião o secretário de Turismo, Célio Patrício, o diretor de Turismo, Guilherme Mainieri; o turismólogo Leandro Bazotti – responsável técnico do Plano; a presidente do Comtur, Aline Aguiar; além dos conselheiros e representantes do trade.

Praia Grande na Festuris

Ainda na reunião, também foi tratada a participação do município na Feturis de Gramado, o maior evento turismo das Américas, que ocorre nos dias 10 e 11 de novembro. Praia Grande terá estande próprio pelo segundo ano consecutivo. Vale registrar que somente poderão participar as empresas que estão cadastradas junto à Secretaria de Turismo através do Programa Empresa Legal.