Prefeitura realiza pedágio educativo no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de setembro, a Prefeitura de Praia Grande através da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou um pedágio educativo aos motoristas na entrada da cidade. Foram abordados mais de 500 veículos durante o dia e entregues os materiais da Campanha Setembro Amarelo: “Você é mais forte do que imagina, acredite”.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

“O pedágio foi uma forma muito eficiente de atingir toda a sociedade praia-grandense e não somente as pessoas inscritas nos programas sociais do Município. Precisamos informar as pessoas de nossa cidade que este mal também está entre nós e pode até mesmo estar acontecendo em nossas famílias. O mais importante é que possamos detectar e procurar ajudar as pessoas nas redes de atendimento de saúde pública”, disse a Secretária de Assistência Social Tatiani Homem.

Tatiani explica que durante o mês de setembro a Secretaria vai realizar oficinas para trabalhar junto das pessoas inscritas nos programas sociais, aprofundando ainda mais sobre esse assunto que atinge milhares de pessoas no mundo e também em nossa cidade.

Fonte: www.setembroamarelo.com