PROJETO CASA DE CULTURA DE PRAIA GRANDE

Em 1952, foi inaugurado o primeiro hospital de Praia Grande, de propriedade do Dr. Rubens Paim Cruz, o pioneiro médico a residir na região. Localizado na Rua Irineu Bornhausen, ao lado da atual Igreja São Sebastião, o hospital operou por alguns anos até ser parcialmente destruído por um incêndio. O edifício foi adquirido pela Igreja São Sebastião e transformado em casa paroquial, posteriormente abrigando a prefeitura de Praia Grande e a sede da CEPRAG. Com 72 anos de história, o casarão permanece de pé, e pela primeira vez, Praia Grande testemunhará a revitalização de um antigo imóvel, visando à preservação e valorização do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural dos praiagrandenses: o Projeto Casa de Cultura de Praia Grande.

Idealizado em 2019 pelo professor Frank Lummertz e seus alunos do 9º ano da Escola Municipal Eliziani Citadin Marques, como parte do desenvolvimento do GEOPARQUE Caminhos dos Cânions do Sul da UNESCO, o projeto demonstra a preocupação em preservar o patrimônio arquitetônico. Na escola Leonardo Pedro Tomaz, no mesmo ano, alunos colaboraram na pintura de um mural, incentivando a criação de projetos de preservação do patrimônio arquitetônico.

Entre os objetivos do projeto, destaca-se a proteção dos casarões antigos e históricos da cidade, reconhecendo seu valor cultural e histórico, e fortalecendo a identidade dos moradores de Praia Grande. Em 2023, o governo municipal alocou recursos para a restauração do imóvel que abrigará a primeira Casa de Cultura de Praia Grande, uma iniciativa que contribuirá para o desenvolvimento educacional da cidade e se tornará um novo ponto cultural para visitantes turistas.

Em nome de todos os praiagrandenses, a Secretaria Municipal de Cultura expressa sua satisfação em promover um projeto de tal magnitude, destacando a importância da preservação da história e da cultura para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de nossa sociedade. Este marco também marca o retorno do Memórias de Praia Grande, iniciado em 2021.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Obras Consultadas: Praia Grande, 180 anos de história.
Fotos: Frank Cardoso Lummertz.