Roda de Conversa destaca conscientização e prevenção para a pessoa idosa

A prefeitura de Praia Grande realizou uma roda de conversa com os idosos na tarde desta terça-feira, dia 11 de julho, no Salão da Terceira Idade. O evento foi marcado pela presença do médico radiologista Ruan Toledano e da Assistente Social Alice Pereira Alves, que abordaram temas fundamentais para a comunidade idosa: conscientização da violência contra a pessoa idosa e prevenção de quedas em pessoas idosas.

O mês de junho foi especialmente significativo para os idosos a nível estadual e nacional, destacando o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho. Além disso, no período de 24 a 30 de junho, Santa Catarina promoveu a Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas. Apesar dos desafios enfrentados devido aos problemas climáticos no município, realizou-se a roda de conversa, que se tornou um marco importante para a conscientização e apoio à pessoa idosa.

A Assistente Social Alice Pereira Alves compartilhou seu conhecimento e experiência, abordando a conscientização da violência contra a pessoa idosa. Essa questão é de extrema relevância para a sociedade, uma vez que visa combater atos de violência física, psicológica, financeira e negligência que podem afetar os idosos.

Já o médico radiologista Ruan Toledano trouxe à luz o tema da prevenção de quedas em pessoas idosas, uma preocupação comum nessa faixa etária. O Dr. Ruan discutiu medidas preventivas, como a adoção de exercícios físicos adequados, modificações no ambiente doméstico, uso de dispositivos auxiliares e atenção à saúde óssea, visando reduzir o risco de quedas e garantir a segurança dos idosos.

Durante a palestra, a Secretária de Assistência Social, Tatiani Homem, esteve presente e destacou a importância do evento para a comunidade de Praia Grande. Ela ressaltou a necessidade de conscientização e prevenção, além de reforçar o compromisso da prefeitura em apoiar os idosos e garantir uma melhor qualidade de vida para eles.