UNESC promove o II Workshop do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico

Na manhã desta quinta-feira, dia 11 de agosto, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) realizou em Praia Grande o segundo Workshop para debater o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do Município. O encontro reuniu representantes de todos os setores da sociedade, entre empresários do ramo da indústria, comércio e agricultura, lideranças políticas e religiosas, abordando o planejamento para os próximos 10 anos.

Ainda no primeiro Workshop, realizado de forma on-line no dia 08 de julho, foram tratados junto à população quais são os problemas e os desafios que existem dentro do município, quais são as potencialidades e os seus diferenciais e quais são os sonhos e visão do Município daqui a 10 anos. A partir das respostas obtidas, o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade preparou uma apresentação dos dados qualitativos e quantitativos.

O Professor Thiago Fabris apresentou os dados quantitativos da cidade, ressaltando os 20 setores mais importantes da economia nos anos de 2011 e 2020 e comparando os índices do Município com a região da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e do estado de Santa Catarina. Já a Professora Melissa Watanabe elencou os principais pontos da pesquisa qualitativa, entre desafios, potencialidade e sonhos.

Após as apresentações foram divididos grupos de debate para trabalhar os planos para a educação, saúde, indústria, comércio, infraestrutura pública, entre outros, onde foram discutidas as principais prioridades a curto e longo prazo dentro destes temas. Os dados seguem para o observatório e devem ser validados em um próximo encontro no Município.

Entre as autoridades presentes estiveram o Prefeito Elisandro (Fanica), Secretários: Filipe Moraes (Administração), Zeza Daros (Educação), Avelino de Luca (Obras), Celso Pereira Junior (Agricultura), Marquinhos Alves (Saúde) e Tatiani Homem (Assistência Social), Diretor do SAMAE, João Luiz Custódio, Vereadores Aurélio Silva e Silvia Regina Christovão. A reunião foi mediada pelo integrante do Observatório de Desenvolvimento, Douglas Leffa Pirola.