Parceria entre SENAR e Prefeitura realiza mutirão de Saúde do Homem

Nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, a Secretaria de Saúde de Praia Grande em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu um mutirão de Saúde do Homem. O evento foi realizado no Salão Paroquial e atendeu mais de 250 homens com exames físicos e laboratoriais e palestras de conscientização.

A ação teve por objetivo gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Foram previamente escolhidos, através das Agentes Comunitárias de Saúde, produtores e trabalhadores rurais de todas as Comunidades do Município.

A equipe da Secretaria de Saúde realizou testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis, aferição da Pressão Arterial e encaminhamentos para consultas no Urologista, sendo disponibilizado um veículo para transporte dos pacientes até o Posto de Saúde Central.

O exame de colinesterase, teste laboratorial que verifica o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, e de PSA, utilizado para diagnosticar o câncer de próstata, também foram realizados através de um laboratório médico contratado.

O mutirão ainda abordou as palestras: “Saúde integral do homem”, com o Clínico Geral Dr. Maykel Ávila de Andrade; “A importância da atividade física na prevenção de doenças”, com as Fisioterapeutas Mirian de Oliveira Teixeira e Karoline Lopes; e a “Saúde mental do homem”, com as Psicólogas Kathleen Forlin e Júlia Leffa.

Após a coleta dos exames os participantes receberam um kit com bolsa, estojo, produtos de higiene pessoal, garrafa de água, folder educativo, livreto de prevenção ao câncer de próstata, livreto sobre cuidados com o coração e livreto de conscientização sobre incontinência urinária.

O Prefeito Elisandro (Fanica) esteve prestigiando o evento e agradeceu a participação expressiva da comunidade. “Estamos aqui para sensibilizar, conscientizar e principalmente valorizar o nosso homem do campo. Eventos como esse fortalecem os serviços de saúde e reforçam a importância da prevenção, sendo este o melhor caminho para uma vida saudável”, disse o Prefeito.

O Secretário de Saúde, Marquinhos Alves, ressaltou a parceria com o SENAR e a mobilização da equipe da Secretaria, sendo envolvidos enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e médicos para os atendimentos do mutirão, além de uma equipe de plantão da ambulância para qualquer emergência.

Estiveram presentes ainda o Secretário de Administração, Filipe Moraes, Secretário de Obras, Avelino de Luca, Secretária de Educação, Zeza Daros, Diretor de Esportes, Everton da Rocha, Diretor do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves, Supervisora Regional do SENAR, Sueli Silveira Rosa e Servidora Responsável Rosinéia Burin da Silva.