Alunos de Praia Grande participaram de ação sobre o Setembro Amarelo

Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos estudantes, as escolas Leonardo Pedro Thomaz, Eliziani Citadin Marques e Bulcão Viana de Praia Grande participaram nesta semana de uma série de palestras com profissionais da equipe multidisciplinar do Hospital Nossa Senhora de Fátima. Os temas abordados foram saúde mental, alimentação saudável, uso racional de medicamentos e atividade física.

Um dos destaques foi a participação dos médicos Luiz Felipe e Roberto Alves, que falaram sobre o Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Eles explicaram aos alunos os fatores de risco, os sinais de alerta e as formas de prevenção e apoio às pessoas em sofrimento psíquico. Eles também enfatizaram a importância de buscar ajuda profissional quando necessário e de não se deixar levar pelo estigma e pelo preconceito.

A secretária de Educação, Zeza Daros, destacou a importância de abordar este tema com os alunos, especialmente pelo isolamento social e aumento dos casos de ansiedade e depressão na idade dos jovens. “A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde mental e para a construção de uma cultura de cuidado e solidariedade”, afirmou a secretária da pasta.

O prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), parabenizou as escolas e o hospital pela iniciativa de levar informação e orientação aos estudantes sobre temas tão importantes para a saúde. Ele destacou que a educação é uma ferramenta essencial para a promoção da qualidade de vida e da cidadania. Ele também elogiou os profissionais que se dedicaram a compartilhar seus conhecimentos e experiências com os jovens. “O município está comprometido em apoiar as ações de prevenção e assistência à saúde mental”, disse o prefeito Fanica.