Encerramento do RIC 2022 Brasil – Encontro Internacional de Canionismo

No último domingo (25/9) ocorreu o encerramento oficial do RIC 2022 Brasil. Foram 10 dias de evento esportivo onde estiveram reunidos quase 200 participantes de 14 países. O Encontro Internacional de Canionismo teve como sede o Município de Praia Grande, conhecida como a Capital dos Canyons, também sede do Geoparque Mundial da Unesco, Caminhos dos Cânions do Sul e destino turístico indutor do Extremo Sul Catarinense.

O RIC 2022 Brasil, foi de realização da Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Praia-Grandense de Canionismo (APKanion) e apoio da Associação Praia-Grandense de Condutores para Ecoturismo (APCE), oferecendo além da programação técnica voltada aos participantes, uma vasta gama de palestras, oficinas, mostra fotográfica, exposição de filmes e saídas de campo, tanto para a comunidade local, como para a rede escolar que esteve prestigiando o evento.

A escolha da Capital dos Canyons para receber este importante evento internacional não foi por acaso, pois o Município de Praia Grande é local de interesse deste público seleto desde o final dos anos 90, quando Franceses vieram para a região, a convite de membros da ACASERGE, primeira associação de canionismo do Brasil, que recebeu estes esportistas aqui para desbravar a região.

Desde então muitas tentativas ocorreram, mas somente com o apoio da Administração Municipal isto foi concretizado. “Sabemos da importância do esporte para as pessoas, principalmente quando se trata de atividades de aventura na natureza e sendo este um dos grandes motivadores para o desenvolvimento do fluxo turístico, considerando nossa vocação para o ecoturismo, o RIC 2022 Brasil se torna estratégico para divulgação de nosso Município ao redor do mundo e foi por este motivo que decidimos investir nesta importante oportunidade”, afirmou o Prefeito Elisandro (Fanica).

Para o Secretário de Turismo Jorge Scandolara “o RIC é um marco para os eventos esportivos e turísticos de Praia Grande. Este Encontro Internacional de Canionismo além de nos divulgar ao redor do mundo, deixa um legado não somente para a Capital dos Canyons, mas a todo Território do Geoparque, seja através da programação aberta à comunidade e rede escolar, como também pelo levantamento de informações realizadas sobre os canyons, bem como dos trabalhos visando a segurança no esporte”, disse.

Um dos legados que o Secretário comenta, é por exemplo, as informações contidas no caderno de croqui, extraído do livro guia que foi lançado durante o evento.

“A comissão organizadora do RIC realizou o levantamento de muitas informações técnicas das vias de canionismo preparadas para o evento e isto, juntamente com a colaboração de várias pessoas, tornou possível a publicação do primeiro livro desta modalidade esportiva no Brasil, já sendo divulgada para 14 países através de representantes de várias entidades do mundo”. Comenta Leandro Bazotti, esportista membro da APKanion, um dos autores do livro e Turismólogo de Praia Grande, que também exerce a função de coordenador do eixo de Turismo do Geoparque.

Além disto, a comunidade esportiva local recebeu treinamentos de resgate, técnicas verticais e de primeiros socorros em áreas remotas para estarem preparados para o evento, ampliando assim o legado deixado para as gerações futuras.

Desta forma, a região do extremo sul do estado desponta ainda mais no cenário nacional e internacional dos esportes de aventura e ecoturismo, oferecendo uma ampla oferta de produtos e serviços para receber distintos perfis de público com qualidade, conforto e segurança.