Comunicado – Prefeitura fechada para atendimento externo

A Prefeitura de Praia Grande estará FECHADA para ATENDIMENTO EXTERNO entre os dias 08 E 12 DE AGOSTO, devido a implementação do novo sistema de informatização.

A Prefeitura, o Fundo Municipal de Saúde e o SAMAE Água dos Canyons – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Praia Grande/SC, estão implantando a solução de gestão pública Atende.Net, desenvolvida com tecnologia cloud computing (100% em nuvem) e com cadastro único de dados pela IPM Sistemas.

Essa modernização digital tem foco no cidadão. Por exemplo, os munícipes passarão a ter acesso a diversos serviços pelo autoatendimento on-line (Internet) 24h por dia, sem uso de papel nem filas ou deslocamentos até ao Paço Municipal. Isso porque a nova tecnologia IPM inclui:

Website, onde a Prefeitura disponibilizará notícias da gestão e avisos à comunidade, vídeos e galerias de fotos;

Portal da Transparência, para acompanhamento da receita e gastos públicos;

Portal do Cidadão, onde, aos poucos, serão liberados diversos serviços para autoatendimento pela Internet, como emissão e pagamento de guias (IPTU, ITBI, ISS, etc), acompanhamento de processos digitais, etc.

No decorrer do processo de modernização digital da Prefeitura de Praia Grande também será implantada a Ouvidoria on-line, para registro de reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, ou de denúncias do exercício negligente ou abusivo de recursos públicos. E tudo isso poderá ser feito via Aplicativo de celular, o que facilitará ainda mais o acesso da população aos serviços.

Também serão modernizados diversos processos administrativos referentes a Compras, Licitações e Contratos, Escrita Fiscal, Folha de Pagamento, Gestão Contábil, Financeira e Prestações de Contas, Gestão de Arrecadação, IPTU, ISSQN e Taxas, Nota Fiscal Eletrônica, Protocolo e Processo Digital, entre outros.

Além de reduzir drasticamente o uso de papel, impressões e correios devido ao uso da tecnologia 100% em nuvem, a Prefeitura também economizará com equipamentos de TI. Isso porque não precisará mais investir em servidores de banco de dados e Centro de Processamento de Dados (CPD), eliminando a necessidade de aplicativos e cabeamentos estruturados, bem como manutenções.

Toda essa modernização digital proporcionará maior agilidade, transparência e economia ao Município de Praia Grande, que poderá fazer uma gestão mais inteligente dos recursos públicos, investindo mais em áreas como saúde, educação, segurança e bem-estar.