Secretaria de Assistência Social inicia oficinas de capoeira e violão

A Secretaria de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), iniciou nesta terça-feira, dia 02 de agosto, as atividades das oficinas de capoeira e violão. Os serviços são realizados com grupos de crianças e adolescentes, semanalmente, estimulando as expressões artísticas e culturais.

A oficina de capoeira, com o Mestre Curisco, envolve o Grupo Grilhões da Liberdade com o objetivo de trabalhar regras e normas através da prática da capoeira, contribuindo para o desenvolvimento mental e físico e a coordenação motora, além de proporcionar mais criatividade e liberdade de movimentos aos usuários.

Já a oficina de violão é ministrada pelo Professor Michel, em uma parceria com a Secretaria de Cultura, oferecendo cursos de violão com prática em grupo e despertando no usuário o interesse pela riqueza de ritmos encontrados na música popular.

“A realização de oficinas fortalece os laços familiares e comunitários, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes e valorizando o sentido de vida coletiva”, disse a Secretária de Assistência Social, Tatiani Homem.

As oficinas são um serviço de Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). Os programas, integrados, realizam atendimentos em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.