PRAIA GRANDE RURAL – cenas cotidianas

Muito antes da invasão da energia elétrica e das estradas automotivas, os ambientes rurais do interior dos municípios mantinham determinados hábitos e costumes nos quais na atualidade são raros de ver. A tecnologia também, e como todo direito, foi ao campo, mesmo que isso, ao fim, influenciou mudanças em costumes das famílias e comunidades do campo. O Memórias de hoje dedica o espaço as famílias rurais batalhadoras, homens e mulheres do campo, da roça, da lida com os animais que com o seu suor contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Praia Grande. Há algumas décadas, era comum sair do espaço urbano para ir até uma domingueira com churrascada em alguma comunidade do interior (foto 1), encontrar os parentes e fazer amizades. Era comum, nessas trajetórias encontrar com os fortes e úteis carros de boi ao longo das estradas de terras ou enlameadas (foto 2) e ao chegar nas casas das famílias não era surpresa alguma encontrar as “criações” de Rês e cavalos ao redor de casa (foto 3). As casas tipicamente de madeira com telhas de barro colonial (foto 4) na qual era quase improvável encontrar uma casa que não fosse desse tipo. Eram casas simples, mas que davam conta de dar segurança para toda a família, segurança que era a certeza de prosperidade. E como naquele tempo a fotografia era um luxo, quando o fotógrafo aparecia, toda a família, ou pelo menos, as mulheres e as crianças se arrumavam (foto 5), colocando a “roupa de domingo” para assim ter o registro fotográfico. Bons tempos eram esses que se recorda.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Fotos: Acervo Municipal.
Redação: Frank Cardoso Lummertz.