Praia Grande sedia primeiro Fórum Regional do Turismo

O município de Praia Grande sedia o I Fórum Regional de Turismo – Região Caminho dos Canyons como protagonista do sul catarinense, que começou nesta segunda-feira (16). O evento reúne agentes públicos e empresários para promover um debate acerca de estratégias que vão definir ações no setor. O objetivo é unificar ainda mais as cidades do extremo sul do estado e fortalecer coletivamente o desenvolvimento sustentável por meio das atividades turísticas. O fórum é uma iniciativa da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), por meio da Coordenação de Turismo e do Colegiado de Turismo, e segue até quarta-feira (18), no auditório da Ceprag.

Durante a abertura, o prefeito de Praia Grande e também presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Elisandro Machado (Fanica), falou da importância de todos os municípios trabalharem a divulgação do turismo de forma conjunta. “Destacar os atrativos de nossa região como um destino unificado aumenta a chance de reter os turistas por períodos mais longos. Também promove a região como um todo e fortalece a economia de todas as cidades envolvidas. Tenho certeza que sairemos deste fórum com ideias promissoras para colocarmos em prática e desenvolver cada vez mais a região do Caminho dos Cânions”, enfatizou Fanica, que também agradeceu a presença das autoridades e empresários da região.

O secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, destacou a necessidade do planejamento compartilhado para promover o turismo enquanto negócio. “Deve ser clara a responsabilidade de cada um dos envolvidos na promoção dos destinos. Sabendo o que é dever do estado, dos municípios e dos empresários, podemos trabalhar em sintonia e fazer do turismo um negócio forte. Estou aqui para contribuir com a união de todos os agentes do setor para promover ainda mais a transformação sócio-econômica através das atividades turísticas”, disse o secretário, que também comentou sobre o desenvolvimento de Praia Grande. “Além das belezas naturais, o município tem crescido muito e se destacado com hospedagens diferenciadas, passeios e gastronomia de alta qualidade”, finalizou.

Este primeiro fórum é um marco para o setor e deve identificar desafios e soluções e alavancar parcerias, por meio da troca de conhecimento, segundo o coordenador de Turismo e Cultura da Amesc, Jorge Scandolara Júnior. “O objetivo é abordar estratégias para promover a região de forma integrada entre poder público, associações e empresários do setor. Reunir essas autoridades, juntamente com representantes do trade será transformador e deve redefinir o cenário turístico regional. O fórum será uma das principais plataformas de discussão e ação para o setor em Santa Catarina”, enfatizou Jorge.

Também participaram da abertura do I Fórum Regional de Turismo, o secretário de Turismo de Praia Grande, Célio Patrício; o presidente da Amesc e prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa; o gerente executivo da Amesc, Francisco Dielo; a coordenadora do Sebrae do Extremo Sul Catarinense, Juliana Ghizo; o diretor técnico do Geoparque Mundial da Unesco Caminho dos Cânions do Sul, Gilslael Floriano; o deputado estadual Tiago Zilli; o presidente da Ceprag, Patrique Alencar; a presidente do Colegiado de Turismo da Amesc, Itaionara Recco; o gerente comercial da Urbia, Alexandre Hilgemberg. Além de representantes da Casa Civil do estado e dos deputados Zé Milton, Geovania de Sá e Julia Zanatta.