Trabalho preventivo da prefeitura impede enchentes em Praia Grande

O resultado das ações de prevenção às enchentes foi posto à prova nos últimos dias, quando Praia Grande foi a 6ª cidade de Santa Catarina com o maior volume de chuva no período. Mesmo assim, não houve registro de ocorrências em função de transbordamento dos leitos e alagamento no interior de residências. Ao contrário de outros municípios catarinenses que tiveram menos precipitação e registraram prejuízos.

A prefeitura realiza regularmente o trabalho de desassoreamento dos rios, além de investir em grandes obras de prevenção, já que o município é geograficamente propenso a eventos climáticos de grandes proporções. Segundo dados da Defesa Civil, Praia Grande teve mais de 340 mm de precipitação desde a última quinta-feira (11). Volume que, antigamente, seria o suficiente para causar estragos.

A segurança da população tem sido garantida por investimentos em infraestrutura e prevenção. Ao todo, são mais de R$ 4,9 milhões conquistados junto à Defesa Civil Nacional para obras de contenção de leito dos rios, drenagem e recuperação de pontes. Já a Defesa Civil Estadual entregou à prefeitura uma escavadeira hidráulica e repassou recursos para o restabelecimento de acessos destruídos em 2023.

Obras de drenagem e contenção

Os recursos recebidos foram empregados na proteção da população de Praia Grande com obras como do Balneário Bira, onde foram construídos muros de contenção, além de sistema de drenagem. Também o Rio Molha Coco, na Vila Rosa, e o Rio do Boi, receberam intervenções com a instalação de gabiões para contenção do leito. Além disso, diversas pontes foram restauradas e receberam estrutura de concreto.

Outro local historicamente conhecido por deixar moradores ilhados em dias de chuva, mas que não teve problemas nessa semana, é a Rua Valdomiro Pereira. A rua da Afceprag recebeu obras de drenagem pluvial com a troca da tubulação e elevação do nível da via.