Praia Grande – 64 anos

O Município de Praia Grande localiza-se no Extremo Sul do Estado de Santa Catarina, aos pés dos contrafortes da Serra Geral. Praia Grande herdou o seu nome dos tropeiros que, ao avistarem os imensos despraiados de seixos rolados as margens dos rios, denominaram “Praia Grande”. Hoje, conhecida como a “Capital dos Canyons”.

 

Tem-se o conhecimento que suas terras foram originalmente habitadas por populações nativas das etnias Guaraní, Xokleng e os Kaingangs. Foram eles responsáveis pela abertura das primeiras picadas e trilhas que conectavam a parte baixa com o alto da serra.

 

Mais tarde, no século XVIII, data das primeiras roças e roçados dos vales praia-grandenses, iniciadas por peões, agregados e escravos das estâncias serranas. São provas disso, a comunidade tradicional dos remanescentes de quilombola de São Roque e a comunidade de Mãe dos Homens, antigamente conhecida como Roça da Estância. A partir do século XIX intensifica-se a chegada de imigrantes europeus, principalmente descendentes das colônias alemãs e portuguesas rio-grandenses.

 

Os italianos, por sua vez, também deram a sua contribuição na formação do povo praia-grandense, vindos do alto da serra e dos vales catarinenses.

 

Mas, sem dúvida, nesse período, os tropeiros foram os que mais contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Criaram entrepostos comerciais para troca de mercadorias e para atender a demanda dos transportes que se dava através das mulas.

 

A cidade foi desenvolvendo-se, criou-se as principais casas de “secos e molhados” e a Vila Rosa passou a tornar-se um polo comercial. O principal caminho que ligava a serra ao litoral era por Vila Rosa. A chegada da igreja episcopal e a construção de uma igreja católica fez com que a cidade crescesse às margens do rio Mampituba.

 

Ampliaram-se os caminhos e, na década de 1940, foi aberta a primeira rodovia que conectava Praia Grande a região Norte do Estado de Santa Catarina, a SC-108, Rodovia Nereu Ramos.

 

A partir de então, a cidade só tinha a crescer. No ano de 1958, os praia-grandenses conseguiram a tão desejada emancipação política, tornando-se mais um Município catarinense.

 

Desde então, Praia Grande vem prosperando na sua formação, tendo como principais fontes de renda a Agricultura, Turismo e Comércio.

 

Praia Grande se destaca pelas belezas naturais, assim, em 1959 foi criado o Parque Nacional de Aparados da Serra.

 

Desta formação, surgiu o povo praia-grandense, com grandiosa diversidade cultural, étnica e unido para a construção de um futuro melhor para todos.