MAPAS HISTÓRICOS DO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA

Os estudos cartográficos desde a antiguidade obtiveram sua importância frente ao reconhecimento dos diferentes tipos de territórios. Politicamente esses reconhecimentos geográficos atestavam para a dominação das terras e também por suposto para saber quais tipos de populações nelas habitavam.

Nessas imagens observamos duas das amostras mais antigas encontradas que representam o Extremo Sul de Santa Catarina. Dois mapas rodoviários, um de 1935 e outro de 1939. Neles podemos ver algumas informações significativas. Por exemplo, desde o mapa de 1935, a localidade de Praia Grande já constava, tendo a sua representação também, no mapa de 1939. No entanto, a ponta do Extremo Sul, nomeada como Rio Josaphat, obteve mudança em 1939 para Roça da Estância. Outras localidades possuíam diferentes nomes dos atuais municípios: Volta Grande (jacinto Machado), Passo do Sertão (São João do Sul) e Passo José Ignácio (Passo de Torres). Municípios como Timbé do Sul e Morro Grande ainda não constavam nesses mapas. Por outro lado, localidades como Timbopeba, Rocinha e Rodeia constavam desde o mapa de 1935.
Esses mapas são fontes importantíssimas e passam informações históricas sobre o passado da região. Frente a isso, a Secretaria de Cultura de Praia Grande observa a necessidade de divulgar essas informações para que o conhecimento sobre a história e as memória sejam mantidas.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.

Fotos: http://www.praiagrandedoscanyons.com.br/historia.htm

Obras Consultadas: Coleção Departamento Estadual de Geografia e Cartografia
do livro “Paróquia de Sombrio”, do Pe. Raulino Reitz e Arquivo Histórico de Joinville.